Confira aqui nossas novidades,
promoções, e muito mais!!


Veja Aqui

 Hortaliças Brássicas - Descubra os seus benefícios

Você sabe quais são as hortaliças brássicas ou crucíferas e quais são os seus benefícios para a saúde? Fazem parte desse grupo a couve-flor, o repolho, brócolis, couve-manteiga, couve de bruxelas, mostarda, nabo, agrião, rabanete e rúcula.

Além de vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes, essas hortaliças apresentam compostos bioativos, que podem produzir efeitos benéficos sobre a saúde. Podem evitar a formação de vários tipos de câncer, incluindo de estômago, esôfago, pulmão, faringe, útero, pâncreas e cólon. São ricas em substâncias que estimulam a produção de enzimas que combatem a sua formação. Entres os compostos bioativos dessas hortaliças estão os glicosinolatos e S-metil-cisteína-sulfóxidos.

Substâncias que se formam a partir desses compostos são capazes de produzir o efeito de prevenção do câncer. Os isotiocianatos e outros compostos são formados a partir dos glicosinolatos através da ação de uma enzima chamada mirosinase presente nesses vegetais. Seu mecanismo de ação é inibir enzimas capazes de ativar carcinógenos e de induzir enzimas que contribuiriam para a eliminação desses carcinógenos pelo organismo.

Por este motivo não deixe de incluir esse tipo de hortaliça no seu cardápio, que pode ser utilizado em diversos tipos de preparações como molhos, recheio de massas e tortas, sopas, cremes, refogado, gratinado, ou no vapor. Evite o preparo através do microondas, no qual é perdido a enzima necessária para a presença do isotiocianatos. De qualquer forma é bom deixar claro que vários fatores estão envolvidos na prevenção e no aparecimento de câncer, como outros aspectos alimentares, o meio ambiente, a genética, etc.


Fonte: Cyber Diet


Atenção, abrir em uma nova janela.

Veja outros destaques



TOMITA HORTALIÇAS - 2009 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por: Andréa Mari