Confira aqui nossas novidades,
promoções, e muito mais!!


Veja Aqui

Abobrinha recheada com amêndoas é aliada para o controle de hipertensão e peso

Além de ser um alimento de baixo custo e caloria, apenas 19 em cada 110 gramas, a abobrinha possui várias propriedades nutricionais e medicinais.

"É um alimento de alta digestibilidade e traz muitos benefícios ao coração, principalmente controlando a hipertensão, pois possui muito potássio, que garante elasticidade das artérias", aponta a eco chef Marta Tatini, autora da receita.

O alimento, rico em fibras, que ajudam o bom funcionamento do intestino, tem cerca de 90% de água em sua composição, o que facilita a digestão e a leva a ter poucas calorias. "Também é ótima para controlar enjoos e tem ação vermífuga", revela Tatini.

Além disso, a abobrinha é fonte de vitaminas do complexo B, vitamina A, potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio.

Assim como o legume, as amêndoas ajudam na perda de peso. Tatini conta que a fruta possui fibras, proteína e gorduras boas, que dão mais saciedade ao apetite. Outros pontos positivos destacados pela eco chef em relação às amêndoas: melhoram a circulação sanguínea, fortalece os ossos, reduzem os riscos de doenças cardíacas, além de serrem recomendadas para diabéticos.

Tradicional nos pratos árabes, a abobrinha pode ser servida de várias formas: cozida, refogada, assada, grelhada ou incorporada em outras receitas. A eco chefe aconselha a não descascar o alimento nem o cozinhar por mais de 10 minutos, pois pode perder seu valor nutricional.

A seguir, a eco chef de gastronomia orgânica, professora, mestre em educação alimentar e ambiental Marta Tatini ensina a fazer abobrinha recheada com tomate e ricota de amêndoas, sem glúten nem lactose. "Com criatividade, é possível criar receitas tão saborosas quanto as tradicionais e mesmo assim não usar ingredientes com glúten ou lactose", diz.

Veja fotos
Abobrinha recheada com tomate e ricota de amêndoas (sem glúten e sem lactose)
Ingredientes orgânicos:
100 g de amêndoas cruas
50 ml de azeite
Sal marinho e ervas a gosto
10 g de missô orgânico sem glutamato
2 abobrinhas grandes cortadas com a faca pena formando desenhos
¼ de alho-poró
50 g de tomates cereja
1 cebola
Massala
Modo de preparo:
Na noite anterior, deixe 1 copo de amêndoas de molho em 3 copos de água. Pela manhã, bata as amêndoas com a água e coe em pano limpo.
Reserve o leite (resultado das amêndoas com a água) para usar em outros preparos ou no seu café da manhã.
Tempere as raspas de amêndoas que ficaram no pano com azeite, sal e ervas a gosto e faça uma ricota.
Corte as abobrinhas e retire uma parte da polpa para colocar o recheio. Passe o missô na abobrinha por fora e por dentro. Coloque azeite na frigideira e levemente salteie as cebolas com o alho-poró, a polpa da abobrinha e os tomates.
Amasse o recheio levemente com um garfo e misture com a massala, o sal, a ricota e as ervas.
Recheie as abobrinhas e as leve ao forno para gratinar.

Marta Tatini é eco chef de gastronomia orgânica, professora e mestre em educação alimentar e ambiental, especializada em gastronomia vegana, ayurvédica e orgânica. Realiza consultoria, "coaching alimentar", buffets veganos orgânicos e entrega de refeições orgânicas gourmet.
e-mail: marthatatini@uol.com.br
Site: www.marthatatini.blogspot.com.br
Telefone: 0/xx/11/95385-5292/ 968460105



Veja outros destaques

TOMITA HORTALIÇAS - 2009 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por: Andréa Mari