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O poder do kimchi

Atualmente, ganha força o movimento que encosta a geladeira e o micro-ondas e aposta no consumo de alimentos fermentados. Também chamada de “comida viva”, sua função é garantir na alimentação os benefícios das bactérias. Esta conserva oriental tem como base a acelga que, junto com outros legumes, passa por um processo de fermentação.

Desta forma, o kimchi é rico em probióticos, auxiliando a digestão e promovendo o bom funcionamento do sistema imunológico.

Considerado muito poderoso para a saúde, pequenas porções por dia são suficiente para manter seu organismo funcionando bem.

Com um inverno extremamente rigoroso e sem abrir mão do consumo de vegetais, a iguaria nasceu na Coreia do Sul, como forma de preservação dos alimentos. Hoje, o país tem um museu dedicado ao assunto e 80% das casas possuem refrigeradores exclusivos para guardar a conserva.

Depois de temperadas as folhas de acelga, guarda-se a mistura em potes de vidro. É preciso deixar fermentar por um dia ou dois em temperatura ambiente. Pronto, deve ser guardado na geladeira e dura bastante tempo. Quando começa a azedar, os coreanos ainda o aproveitam para fazer sopa.

Com o método básico de fermentação submersa em salmoura, teoricamente é possível fazer kimchi de qualquer vegetal, com qualquer tempero, para produzir fermentados adequados a suas preferências.

Além de reduzir a glicose do sangue, ao ser abundante em “bactérias do bem” o poder emagrecedor do kimchi revela-se ao combater os problemas digestivos provocados pelo excesso de peso.

Fonte> Lucilia Diniz

Como preparar o Kimchi

2 acelgas
1 nabo branco Tomita grande cortado em fatias finas
1 maço de cebolinha verde Tomita ou nirá picada
sal à gosto
2 col (sopa) de gengibre ralado
pimenta vermelha em pó (gochu karu) à gosto

MODO DE PREPARO
1. Corte as folhas da acelga ao meio, passe sal dos dois lados das folhas e faça uma pilha com elas, deixe assim por quatro horas 2. Depois disso, lave bem a acelga, em água corrente, para tirar todo excesso de sal 3. Em um pote, disponha as folhas de acelga, as fatias de nabo, a pimenta e o gengibre ralado 4. Tampe o pote e deixe fora da geladeira de um dia para o outro, pode ser servido como entrada ou acompanhamento de peixes e frutos do mar Conserve em geladeira, dura bastante tempo


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